Gangue de resgate exige $34 milhões em Bitcoin da Foxconn

A empresa multinacional de eletrônica e tecnologia foi alegadamente atingida por um ataque de resgate da DoppelPaymer em 29 de novembro.

Em resumo

A empresa multinacional de tecnologia Foxconn foi alegadamente invadida por um grupo de resgate.
O grupo, DoppelPaymer, diz ter criptografado os arquivos da empresa e destruído alguns backups.
Ela exige que a Foxconn pague 1.804 Bitcoin Pro por uma ferramenta de decriptação.

Mesmo as empresas multinacionais de tecnologia, que compreendem em primeira mão o valor da segurança cibernética, podem ser alvo de grupos de resgate.

Foxconn, uma empresa de eletrônica e tecnologia com sede em Taiwan, foi atingida por um ataque de resgate em 29 de novembro, de acordo com informações do site de notícias de segurança da informação Bleeping Computer.

Como o ransomware explodiu na era do Bitcoin

A Ransomware faz 30 anos este mês. E o software malicioso, inventado pelo biólogo evolucionista maluco, Joseph L. Popp, está prosperando.

Os hackers responsáveis dizem que codificaram dados relacionados às suas operações na América do Norte e disseram à Foxconn para pagar cerca de 1.804 Bitcoin (atualmente no valor de cerca de US$ 34,5 milhões) por uma ferramenta de decriptação.

Uma nota de resgate dos hackers, um grupo conhecido como DopperPaymer, declarou: „Se nenhum contato for feito em 3 dias úteis após a infecção[,] a primeira porção de dados será compartilhada ao público“.

Dado que o prazo foi na semana passada, a Foxconn presumivelmente chegou até os hackers. A Decrypt enviou um e-mail à empresa para obter detalhes, mas ainda não recebeu uma resposta.

O ataque teria atingido as instalações mexicanas do gigante da tecnologia para montagem e envio de eletrônicos. Em uma entrevista com a Bleeping Computer, a DoppelPaymer disse que encriptou „cerca de 1200-1400 servidores“ e destruiu até 30 TB de backups em uma tentativa de forçar a mão da Foxconn.

Embora não tenha necessariamente BTC em seu balanço, a Foxconn está familiarizada com a tecnologia por trás do Bitcoin. Investiu em startups de blockchain como a Abra, uma plataforma de investimento criptográfico para tipos não acreditados, assim como a Cambridge Blockchain, uma empresa de identidade digital.

  • BTC
  • +21.56% $18798.36
  • 24H7D1M1YMax
  • Nov 8Nov 12Nov 16Nov 20Nov 24Nov 28Dec 2Dec 615000160001700018000180001900020000
  • Preço BTC

Os 34 milhões de dólares em Bitcoin que está sendo solicitado a pagar é uma gota no balde. A empresa de segurança de TI BlackFog registrou 28 ataques de resgate somente em novembro, inclusive contra a empresa de brinquedos Mattel, Manchester United Football Club e Baltimore Public Schools.

Ainda assim, dependendo dos dados, pode ser mais barato ignorar o DopperPaymer. De acordo com pesquisas da Sophos, em média, custa às empresas atacadas duas vezes mais para pagar o resgate do que para obter os dados de volta por outros meios.